Repita a receita – Fazer uma receita com mais frequência ajudará você a aprender mais e aprender mais rápido. Apenas passe para uma outra receita depois que você ja tiver dominado e assimilado um bom método.
Anote – Registre todos os ingredientes, peso e temperaturas no seu livro de receitas, incluindo resultados e melhorias.
Use uma balança – Pese todos os seus ingredientes, incluindo a água, com precisão e seja preciso com sal e fermento para obter um resultado consistente.
A qualidade faz a diferença – Sim, a qualidade e o frescor dos ingredientes têm uma grande influência no resultado final, não apenas na aparência, mas também no sabor, textura e valor nutricional.
Aprenda técnicas diferentes – Experimente maneiras diferentes de desenvolver sua massa, além das amassadeiras tradicionais, como ‘autólise’ e ‘esticar e dobrar’.
A temperatura certa: Medir é saber – A temperatura é a variável mais importante desde o manuseio da massa até o momento de assar. Meça a temperatura da sua massa com um termômetro digital.
Vapor do forno – Crie vapor no início do processo de cozimento para expandir a massa (aumento no forno) e dar um brilho agradável à sua crosta.
Aprenda sobre como e por que – compre um bom livro de pães e saiba mais sobre a ciência por trás do cozimento e os efeitos do tempo, temperatura, ingredientes e técnicas.
Pratique o corte – Cortar a massa antes que o pão entre no forno cria um padrão bonito e cria um ponto fraco para o pão(ponto de saída do gás carbônico pelo corte)